segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Creativity

Estamos a viver tempos em que todos os dias vemos postos em causa os princípios do nosso sistema educativo. Temo que, após 23 anos a estudar (sim, continuo a estudar…) esse esforço não tenha cumprido o objectivo mais sensato: fazer-me feliz. Não vou dizer que não sou mais feliz hoje por saber o que sei hoje, por ter estudado, por ter integrado uma universidade, etc. Tenho consciência de que o principal benefício que retirei de tantos anos foi precisamente atingir uma maturidade intelectual que me serve e todas as áreas da minha vida: resolver problemas, inovar, saber onde procurar, conhecer e ter a literacia necessária para utilizar uma diversidade imensa de recursos e colocar ao meu serviço o conhecimento de forma a ser mais e mais feliz. Mas não acredito que quem não tenha frequentado a universidade seja incapaz de ter exactamente as mesmas capacidades. Ainda assim temo que este seja, contudo, um benefício colateral, uma espécie de efeito secundário do sistema educativo em que fui integrada. Quanto mais leio sobre ele, melhor compreendo que os seus objectivos não são individuais nem tão pouco comunitários mas servem essencialmente para elevar o contexto da literacia do país. 
E só hoje, e talvez apenas porque vivemos tempos adversos em que a oferta de trabalho é ínfima para a quantidade de licenciados, mestrados e doutorados, é que compreendo que o mais importante benefício que a educação devia ter, qualquer que seja o sistema, é fazer-nos felizes. 

O sistema educativo actual (e passado) reflecte uma era: aquela em que foi construído e daqueles que o construíram. No meu caso, a era da geração dos meus pais. É como se estivesse sempre um pouco atrasado em relação aqueles que estão a aprender. Tenta, por outro lado seguir uma linha imaginária acerca de como o futuro será para os actuais estudantes. É aí que a sua segurança e estabilidade falha quase sempre. Na nossa incapacidade de prever o futuro, construiu-se um sistema educativo que nos preparou para um futuro que já ficou para trás, em vez daquilo que hoje existe realmente. 
Estudei, investi numa área de trabalho porque dessa forma teria um trabalho pago: que foi o que aconteceu com os meus pais. Fui o mais "certinha" que algum pai pode querer, tudo com medo de estar errada e perder esse alcance da felicidade. Mas quando cresci e chegou a minha hora o mundo estava muito diferente. 

Andei muito tempo à procura de mim porque não tenho a certeza se teria estudado da forma que estudei, se teria investido na área em que investi… mais do que isso, não sei se teria deixado tantas outras coisas que gostaria de ter aprendido, de parte. Sou, reconheço-o, uma pessoa criativa e acredito que muito dessa criatividade mirrou com a minha educação. Mas eu teimei em trazer um pouco dessa criatividade até hoje.  Ainda hoje a adormeço nos meus braços como a um bebé que precisa de acalmar para dormir a sesta. Tudo pelo medo de arriscar, pelo medo de sair do que estava "pensado para mim" pelo sistema de educação em que cresci, pela sociedade em que vivi, pelos meus pais, familiares e amigos. Mas tal como eu, a minha criatividade teima em não dormir. Esta ambivalência deixa-me inquieta todos os dias e muitas vezes se traduz numa frustração imensa. 
Resolvi, daqui para a frente, manter a minha criatividade acordada porque percebi que ela me faz muito, muito feliz. Quero crescer nela, ainda que saiba que terei muito trabalho para fazê-la crescer e educar-me novamente depois de tantos anos de formatação. Vou errar para crescer, sem medo. "Se não estiveres preparado para estar errado, não serás capaz de criar nada original" (K. Robinson). Pela primeira vez quero não ter medo de estar errada.
Felizmente a pesquisa sobre este assunto levou-me a perceber que este sentimento que tenho dentro de mim está dentro de uma linha de pensamento defendida por Sir Ken Robinson, um ponto de vista que resolvi partilhar. O seu lema é o meu lema:

"A criatividade é tão importante para a educação como a literacia, e por isso deve ser tratada com a mesma categoria."



We are living times where every day we doubt the principles of our educational system. I suspect that, after 23 years studying (yes , I continue to study ... ) this effort has not met the most sensible goal of education: make me happy. I am not saying that I'm not happy today about what I know, what I am, what I have studied, for embarked college, etc. . In fact, I realize that the main benefit that I took was precisely to achieve an intellectual maturity that serves me in all the areas of my life. To know how to solve problems, innovate, know where to look, have the literacy required to use the immense diversity of resources we have today and put knowledge at my service in order to be more and more happy. But I do not believe that those who have not attended the university are unable to have exactly the same capabilities.
Yet I think that this is a "side benefit", a kind of side effect of the educational system in which I was integrated. The more I read about it, I better understand that it doesn't have individual or community goals. Instead it primarily serves the context of the statistic levels of literacy of the country.
I just realized, maybe because we live in adverse times in which the job offers are negligible comparing the amount of graduates, masters and doctoral degrees, that the most important benefit that education should have, whatever the system, is to make us happy.

The current (and past) education system reflects an era: the one in which it was built and of those who built it. In my case, the age of my parents' generation. It's like it is always a little behind in relation to those who are learning. It attempts, on the other hand, to follow an imaginary line of how the future will be to the current students. That's where its security and stability always fails. With our inability to predict the future, we built an education system that prepared students for a future that is behind them, rather than what actually is in front of them today.
I have studied, invested in a car rear area because that way I would have a paid job in the future: that's what happened with my parents. I was the "well-behaved" daughter that any parent might want, all because of this afraid of being wrong and losing that hope of happiness. But when I grew up and my time has come, the world was very different.

I've been looking for myself for long because I'm not sure that I would have studied the way I studied, would have invested in the area in which I invested ... more than that,I do not know if would have left so many other things I would love learned, apart. I am, I recognize, a creative person and I believe that much of this creativity shrank during my education. But, I insisted to I bring some of that creativity until today. I sing for it a lullaby it in my arms like for a baby who needs to calm to have a nap. All because of this fear of take a risk, the fear of leaving what was "reserved to me " by the education system in which I grew up, the society in which I lived, my parents, family and friends. But like myself, my creativity insists on staying awake. This ambivalence makes me uncomfortable all day and is often translated into an immense frustration .
I decided, from now on, keep my creativity awake because I realized that it makes me very, very happy. I want to grow within it, although I know I'll have a lot of work to make it grow and educate myself again after so many years of formatting. I'll be wrong in order to grow without fear. "If you're not prepared to be wrong, you will come up with anything original" (K. Robinson). For the first time I do not want to be afraid to be wrong.
Fortunately, after some research on this subject, I discovered that this feeling I have inside me is following a the thoughts defended by Sir Ken Robinson, a point of view that I decided to share. His motto is my motto:

"Creativity is as important for education as literacy, and we should treat it with the same status."

Sem comentários:

Enviar um comentário